quarta-feira, 21 de março de 2012

Formal X Informal: rivais ou parceiras?

Por Jéssica Medeiros

Comunicação interna é um conjunto de estratégias usadas para solidificar a identidade com a cultura organizacional, alinhando a linguagem praticada internamente em uma instituição junto aos seus públicos. A partir disso, o engajamento dos funcionários aumenta em decorrência da criação do sentimento de pertencer àquela empresa.  A comunicação interna é composta por duas grandes redes: formal e informal. 

As redes formais em geral são verticais e seguem a hierarquia da empresa. Esse tipo de comunicação é classificada como descendente, (ou seja, é transmitida pelo presidente da empresa e chega até os mais baixos cargos), e tem o intuito de transmitir as informações que o público interno precisa ter conhecimento como os objetivos e metas da organização, políticas e conduta. Esse tipo de rede pode disseminar seu conteúdo utilizando ferramentas como a intranet, jornal mural e newsletter.

É importante que essas ferramentas sejam claras, de fácil entendimento e também que a empresa disponha de canais eficientes para receber feedback. A organização que possibilita o diálogo ganha credibilidade perante seus funcionários e evita que estes procurem outras formas de obter as informações.

http://www.freedigitalphotos.net/images/view_photog.php?photogid=1152É neste ponto que citamos a rede informal. Esta flui em qualquer sentido hierárquico e muitas vezes pode fugir ao controle da alta gestão. Ao contrário da formal, podemos dizer que na maioria dos casos, essa rede de comunicação é ascendente, uma vez que a informação divulgada pode ser criada e transmitida por pessoas de cargos mais básicos na empresa, como por exemplo, pelo “chão de fábrica” até que chegue aos ouvidos do CEO. Essa forma de comunicação serve para dar notoriedade aos problemas, resultados, sugestões e necessidades do universo organizacional interno. A informação pode passar a ter relevância por meio de uma simples conversa em um almoço de negócios, nos corredores e nas salas da empresa, e em alguns casos, pode surgir em decorrência de boatos ou pela chamada “rádio peão”.

Ainda hoje é muito comum que as empresas se preocupem mais com a comunicação formal que com a informal. No entanto, isso pode ser um equívoco, já que as redes informais geralmente são consideradas o “termômetro dos sentimentos” do público interno e devem receber atenção. Por um lado, esta rede facilita a rotina de trabalho por ser menos burocrática, mas por outro, se os funcionários de uma empresa tem a “rádio peão” como principal fonte de informação, podemos identificar aí um sério problema de comunicação.

Neste blog vamos identificar quais são os principais elementos que caracterizam a comunicação informal e analisar seus pontos positivos e negativos, mostrando a importância do equilíbrio entre as duas redes de comunicação dentro das empresas para assim obter um melhor rendimento de seu público interno.

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