quarta-feira, 11 de abril de 2012

Bate papo informal

Por Renata Faila

No post de hoje estreiamos nossa sessão interativa com profissionais de algumas instituições que vivenciam a comunicação informal no ambiente corporativo e precisam reverter os impactos desta diariamente. A entrevistada de hoje é a Rejane Cunha, responsável pela área de Recursos Humanos na função de gerente, sendo experiente na área de gestão de pessoas porque tem passagem por grandes empresas do mercado.

Conversando sobre comunicação: Qual a importância da comunicação informal nas organizações?
Rejane Cunha: Vejo como sinal de vitalidade e de interação entre os funcionários. Porém, quando o profissional utiliza os meios sociais para fins negativos a velocidade do “estrago” é muito maior.

Conversando sobre comunicação: Qual o principal desafio no gerenciamento dessa comunicação?
Rejane: Ter as políticas definidas e divulgadas para utilização da comunicação informal, principalmente das mídias sociais. As regras precisam ser claras. 

Conversando sobre comunicação: Como identificar os líderes informais e como agir com eles?
Rejane: O primeiro passo é ter sensibilidade para diagnosticar/ identificar esses líderes e tentar mostrar o propósito da ação da empresa para os mesmos. É uma ação contínua, onde precisamos mostrar a intenção não só para os líderes, mas também para os outros funcionários, que são as pessoas que acabam elegendo esses líderes.

Conversando sobre comunicação: Já gerenciou alguma crise gerada a partir da comunicação informal?  Comente.
Rejane: Nada grave, apenas o dia-a-dia de líderes e liderados da comunicação informal.

Conversando sobre comunicação: Qual a melhor maneira de usar a comunicação informal a favor da organização?
Rejane: Na minha visão existe uma tendência para a comunicação menos formal e que garanta maior agilidade, ou seja, via meio de comunicação interna, smart phones, mídias sociais, etc. Fundamental é utilizar a liberdade e as ferramentas com bom senso e com propósito produtivo.

Como citado em publicações anteriores, essa entrevista reforça a importância do controle da comunicação informal. Os profissionais de Recursos Humanos, assim como os profissionais de comunicação, ao exercerem um cargo de gestão, devem estar sempre atentos ao ambiente corporativo e às oscilações que nele podem ocorrer devido às trocas impessoais de informações. Ao invés de enfrentarem o desafio de gerenciar a comunicação interna de maneira negativa e agressiva, os profissionais devem a oportunidade que lhes é possibilitada de fortalecer relacionamentos, tornando-a um meio benéfico das empresas comunicarem, uma vez que a informalidade pode aproximar as pessoas e principalmente, neste caso, o público interno.

Agradecimento especial pela colaboração da Rejane Cunha, que nos ensinou um pouco mais sobre a gestão da comunicação informal.

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