quarta-feira, 4 de abril de 2012

Um toque a mais: dicas de vestuário corporativo

Por Luisa Petry

É muito comum que as pessoas acreditem que a comunicação só acontece quando existem interlocutores que estabelecem um diálogo por meio da fala ou da escrita. No entanto, não podemos desconsiderar a existência da linguagem corporal que pode revelar muito sobre o nosso comportamento e a nossa personalidade. São as chamadas “mensagens não verbais” que o corpo envia de maneira inconsciente às pessoas ao nosso redor, que abrangem desde a nossa postura até o jeito de nos vestir.

A roupa, desde o início dos tempos, é considerada um instrumento de organização e identidade. Revela tradições, elementos que distinguem classes ou funções sociais, sendo, portanto, um meio de nos fornecer indícios sobre o próprio indivíduo ou do grupo ao qual ele pertence.

Em um ambiente profissional, especialmente, deve-se tomar muito cuidado com as vestimentas. É de bom senso evitar roupas muito justas, coloridas, com decotes ou curtas demais, uma vez que a forma com que os colaboradores se vestem torna-se um atributo de identificação do ambiente corporativo.

É por este motivo que, muitas empresas adotam o uso de uniformes, a fim de evitar possíveis posturas inadequadas de seus funcionários. Esta iniciativa transpassa profissionalismo, organização, segurança e confiança ao cliente, além de demonstrar que há uma equipe à disposição para atendê-lo.

A adoção dessa prática auxilia também a reforçar a identidade visual da organização e a fortalecer a marca, uma vez que as cores e conceitos da organização podem ser evidenciados neste tipo de vestimenta.

Os colaboradores são o cartão de visita da organização, por isso, devem ser responsáveis por um bom atendimento ao cliente e também devem zelar para que uma boa “primeira impressão” seja registrada pelo público externo àquela empresa.

Com isso, é dever da equipe responsável pela comunicação interna da organização instruir os colaboradores, seja qual for o nível hierárquico, da maneira mais correta de se vestir, usando ferramentas de comunicação como e-mails, murais, palestras ou até mesmo treinamentos. Investir na postura do colaborador é, acima de tudo, investir na própria marca! Dado esse cuidado e essa atenção, a empresa transparecerá credibilidade e segurança, estará mais preparada para atender seus clientes e caminhará sempre para uma imagem cada vez mais sólida.

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