Como citado no vídeo acima, os elementos essenciais, para nos comunicarmos bem, são postura, ideias organizadas, olhar concentrado, ouvir com atenção, falar com clareza e gestos adequados. Podemos destacar a postura e os gestos como elementos importantes na comunicação informal dentro das organizações.
A linguagem corporal, como já foi dito anteriormente neste blog, pode revelar muito sobre o nosso comportamento e a nossa personalidade, através das “mensagens não verbais” que o corpo envia de maneira inconsciente às pessoas ao nosso redor, abrangendo desde a nossa postura, até o jeito de nos vestir.
A postura torna-se elemento fundamental da imagem que a organização pretende passar para seus públicos. O modo de agir e de se portar em determinadas situações, fazem as pessoas concluírem o tipo de empresa com quem estão lidando e inconscientemente, vai se formando a reputação da organização.
Os gestos devem ser complementares a fala, e não sobreporem-se a ela. Deve-se moderar a movimentação corporal, tomando cuidado para que não seja desordenada.
A comunicação corporal, muitas vezes despercebida, é parte fundamental da comunicação, como foi dito no vídeo, sendo tão importante quanto as ideias, a atenção e a clareza. Desta maneira, devemos reeducar os colaboradores, para que tenham em mente estes conceitos e os utilizem em seu dia a dia.
Referências: http://www.youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog reserva-se ao direito de analisar as opiniões expressas nos comentários com o objetivo de manter a proposta da página e discussões que sejam relevantes e respeitosas.
Caso os comentários não respeitem as regras a seguir, eles serão removidos:
• Comentários com palavras de baixo calão ou que possam infringir direitos ou desrespeitar alguém;
• Opiniões e comentários preconceituosos;
• Comentários de cunho político ou religioso;
• Conteúdo impróprio para menores de idade, pornográfico, obsceno, indecente,ilegal ou ilícito;
• Conteúdo não-relacionado à temática do ambiente (anúncios e classificados de produtos, comentários aleatórios e descontextualizados).