quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A Rádio Peão e a responsabilidade corporativa compartilhada

Por Thairine Teixeira

Como já visto até o momento, a rádio peão pode ser considerada uma grande inimiga das organizações no que se refere à construção de relacionamentos duradouros. No entanto, este é um processo que acontece em maior ou menor grau, a depender dos grupos de pessoas envolvidos, que naturalmente possuem a necessidade de se comunicar em relação a um assunto em comum: o ambiente de trabalho.  

É fundamental ressaltar que, a rádio peão também existe entre profissionais que atuam na alta direção de uma empresa e não somente existe para a grande maioria das pessoas que trabalham neste universo. Portanto, não se sinta “ofendido” se você faz parte deste grupo e/ou contribui para a existência dele; afinal, quem nunca deu ouvidos aos cochichos e novidades em algum momento da vida profissional que atire a primeira pedra, não é?

De qualquer maneira, a comunicação interna de uma empresa deve ser norteada pelo comprometimento dos profissionais que tem a função de reforça-la dia a dia. Muitas vezes, situações desagradáveis no trabalho são resultados de uma carência no direcionamento da mensagem e/ou de uma política clara de gestão do relacionamento.
  
A responsabilidade de todo e qualquer tipo de produção de uma empresa é resultado de um esforço coletivo. Com a comunicação não deve ser diferente, e por isso, ela deve ser compartilhada. Apesar de não ser oficialmente aceita pela empresa, a rádio peão faz parte da comunicação corporativa e os formadores de opinião são muito importantes no alerta ao que deve ser aprimorado naquele ambiente.

Aprimorar a cultura de comunicação de uma empresa não é uma tarefa simples e, além disso, depende de dois fatores centrais para o seu sucesso: um meio eficiente para fazê-la e a disposição dos funcionários em aceita-la.  

Referência: http://www.marceloromano.com.br/radiopeao.php 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog reserva-se ao direito de analisar as opiniões expressas nos comentários com o objetivo de manter a proposta da página e discussões que sejam relevantes e respeitosas.
Caso os comentários não respeitem as regras a seguir, eles serão removidos:

• Comentários com palavras de baixo calão ou que possam infringir direitos ou desrespeitar alguém;
• Opiniões e comentários preconceituosos;
• Comentários de cunho político ou religioso;
• Conteúdo impróprio para menores de idade, pornográfico, obsceno, indecente,ilegal ou ilícito;
• Conteúdo não-relacionado à temática do ambiente (anúncios e classificados de produtos, comentários aleatórios e descontextualizados).