quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Guia básico das redes sociais


Por Renata Faila

No post anterior vimos como as redes sociais podem ser importantes nos dias de hoje para as organizações fundamentarem a sua comunicação com seus públicos. Porém, não basta que a empresa crie um perfil em cada rede disponível e não investigue maneiras inteligentes de utilizar essas ferramentas para otimizar seu fluxo de informações. Por isso, abaixo você encontra um guia básico com dicas para se tornar positivamente  relevante em meio à tantas outras organizações. #ficadica
  • Identidade visual: Ao criarmos uma conta em qualquer uma das redes, o primeiro passo é personalizar o espaço com os elementos da identidade visual da organização. A presença do logo é indispensável e as cores institucionais podem servir como plano de fundo. Essa é a forma mais fácil de ser reconhecido pelos seus clientes e futuros clientes.

  • Conteúdo relevante: A empresa deve ter em mente que o conteúdo publicado deve ser relevante para seu público. Claro que deve ser sempre alinhado com os princípios institucionais, porém, é necessário pensar como público, como cliente, quais assuntos poderiam chamar a atenção, ainda que não sejam notícias ou fatos diretamente ligados com o nome da empresa. Você pode encontrar ferramentas como o migre.me para encurtar o link dos artigos e matérias.

  • Periodicidade: As redes sociais funcionam em uma velocidade diferente dos demais veículos tradicionais. A atualização das redes é um ponto de extrema importância. Um perfil que deixa de ser alimentado um único dia já está desatualizado e ultrapassado pelos demais. A periodicidade deve ser estabelecida e respeitada. O recomendado é fazer ao menos 3 posts por dia.

  • Interação: Não pode haver distinção no tratamento prestado aos seguidores em nenhuma rede. Todos os usuários que fizerem algum comentário, curtirem a fan page, compartilharem conteúdo, criticarem ou elogiarem devem ser contatados de alguma forma. É interessante estabelecer algumas regras para evitar problemas. Algumas empresas ao receberem reclamações, optam por entrar em contato de forma privada com o usuário e publicar apenas que o contato foi feito e atualizar o status da solicitação. Cada empresa deve escolher o que for melhor, respeitando sua capacidade de trabalho dependendo de quantas pessoas tem fazendo esse trabalho, mas o importante é estar sempre em contanto, criando relacionamento e mostrando que se preocupa com seus seguidores. 

  • Monitoramento: O monitoramento é outra parte essencial do trabalho. Existem ferramentas disponíveis na internet pagas como por exemplo o radian6, scup ou o seekr. Existem ferramentas gratuitas. Além das agências especializadas, que são responsáveis por todas as etapas descritas acima. É preciso monitorar não apenas o nome da empresa, mas também todas as palavras-chave que possam estar relacionadas com algum produto ou segmento. Também é importante monitorar a concorrência a fim de identificar possíveis oportunidades ou antecipar crises.
Referência:  http://www.desconstruir.com/como-utilizar-o-facebook-e-o-twitter-da-melhor-forma-em-minha-empresa/

Um comentário:

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