quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mídias Sociais nas Organizações: Aliadas ou Vilãs?

Por Luisa Petry

As redes sociais conquistaram um grande espaço dentro da vida das sociedades ao redor do mundo. Elas permitem que seus usuários comentem sobre qualquer assunto; criticar, elogiar, criar boatos e sensibilizar massas com correntes ou ações. É fato que hoje, o mundo funciona mais on-line do que off-line.

As redes sociais possuem benefícios como inovação, acesso rápido e fácil, comunicação direta, identidade pessoal, quebra de barreiras hierárquicas e geográficas e tecnologia facilitada. Com esta realidade, as organizações passaram a ser alvos de muito mais críticas pelos seus públicos, que não perdoam mais, nem o menor dos erros. O grau de aparição das crises e boatos cresceu em uma grande escala, obrigando as empresas a tomarem mais cuidado em relação à sua imagem e reputação.
Por outro lado, o contato com elogios também aumentou, pois o ‘feedback’, de uma maneira geral, tornou-se maior, sendo positivo ou negativo. As redes sociais tornaram-se, portanto, uma grande aliada das organizações, por estas terem acesso às opiniões e comentários de seus públicos.


Com isto, hoje em dia, praticamente todas as organizações possuem perfis em redes sociais como Facebook, Twitter, Linked in ou até canais no Youtube, para tornarem-se acessíveis à seus públicos e à sociedade, de maneira mais informal.

Porém, não é só com os públicos externos que as empresas se relacionam através das redes sociais. O público interno também está inserido neste mundo e muitas vezes há chats e blogs corporativos onde eles ficam mais a vontade para expressar suas idéias e opiniões, sendo descobertos, muitas vezes, talentos escondidos.
Contudo, os profissionais devem ser educados para usarem as redes sociais com o melhor posicionamento possível, pois mesmo em suas contas pessoais, são representantes das empresas em que trabalham: “A entrada nas redes sociais tem que ter reflexos no negócio, tem que ser estratégico”, segundo Patrícia Dias, da Faculdade de Ciências Humanas.

Conhecer melhor seus públicos, interno e externo, e ter conhecimento da imagem percebida por eles, ficou muito mais fácil com o auxílio das redes sociais, que se tornaram, de maneira geral, aliadas da comunicação interna.


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