As redes sociais conquistaram um grande espaço dentro da vida das sociedades ao redor do mundo. Elas permitem que seus usuários comentem sobre qualquer assunto; criticar, elogiar, criar boatos e sensibilizar massas com correntes ou ações. É fato que hoje, o mundo funciona mais on-line do que off-line.
As redes sociais possuem benefícios como inovação, acesso rápido e fácil, comunicação direta, identidade pessoal, quebra de barreiras hierárquicas e geográficas e tecnologia facilitada. Com esta realidade, as organizações passaram a ser alvos de muito mais críticas pelos seus públicos, que não perdoam mais, nem o menor dos erros. O grau de aparição das crises e boatos cresceu em uma grande escala, obrigando as empresas a tomarem mais cuidado em relação à sua imagem e reputação.
Com isto, hoje em dia, praticamente todas as organizações possuem perfis em redes sociais como Facebook, Twitter, Linked in ou até canais no Youtube, para tornarem-se acessíveis à seus públicos e à sociedade, de maneira mais informal.
Porém, não é só com os públicos externos que as empresas se relacionam através das redes sociais. O público interno também está inserido neste mundo e muitas vezes há chats e blogs corporativos onde eles ficam mais a vontade para expressar suas idéias e opiniões, sendo descobertos, muitas vezes, talentos escondidos.
Contudo, os profissionais devem ser educados para usarem as redes sociais com o melhor posicionamento possível, pois mesmo em suas contas pessoais, são representantes das empresas em que trabalham: “A entrada nas redes sociais tem que ter reflexos no negócio, tem que ser estratégico”, segundo Patrícia Dias, da Faculdade de Ciências Humanas.
Conhecer melhor seus públicos, interno e externo, e ter conhecimento da imagem percebida por eles, ficou muito mais fácil com o auxílio das redes sociais, que se tornaram, de maneira geral, aliadas da comunicação interna.
Referência: http://www.smartis.com.br/2010/07/como-usar-midias-e-redes-sociais-na-comunicacao-interna-das-empresas/
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